Criatividade é sobre conectar pontos

Fazer conexões

Criatividade significa ver o mundo de novas maneiras, encontrar padrões ocultos, fazer conexões entre fenômenos aparentemente não relacionados e gerar soluções. É o ato de transformar ideias novas e imaginativas em realidade.

Em resumo, criatividade consiste em ligar os pontos.

Pessoas criativas coletam mais pontos para poder conectá-los mais tarde.

O que são pontos?

Pessoas criativas estão constantemente se expondo a novas experiências, ambientes, ideias e formas de pensar. Estes são os pontos.

Os pontos são novas experiências, pontos de vista, informações, pessoas, ambientes, ideias e formas de pensar.

Ao abrir a sua mente para o mundo à sua volta, os criativos permitem que mais informações fluam, o que lhes permite reunir pontos de informações aparentemente desconexas, mas que geram novas soluções.

Você pode coletar pontos lendo, fazendo aulas, indo a um concerto, visitando um museu de arte, viajando, experimentando, conhecendo novas pessoas, assistindo TV, ouvindo música ou aprendendo uma nova habilidade.

Em resumo, os pontos são alimento para o cérebro. Dessa forma, você deve desejar alimentar seu cérebro com o máximo de informações e dados possível.

A parte mais legal da criatividade é que nenhuma experiência, aprendizado ou percepção é desperdiçada. Os pontos fornecem uma mina de ouro de ideias esperando para serem conectadas. Isso significa que suas antigas habilidades e experiências — mesmo que pareçam não ter nenhum sentido (no momento) — podem ser a conexão que você precisa para inspirar uma nova ideia.

Seja um colecionador de pontos

Portanto, pense em você como um colecionador de pontos, de conexões. Esteja aberto. Colete o máximo de pontos possível, saia da sua zona de conforto e colete ainda mais. Que seja assistir a um filme, ouvir uma música ou ir a um local que nada tem a ver com você.

Nunca pare de aumentar sua coleção de pontos (conexões). Afinal, você nunca sabe quando conseguirá, “magicamente’, conectá-los mais à frente.

— -

You can’t connect the dots looking forward; you can only connect them looking backwards. So you have to trust that the dots will somehow connect in your future. You have to trust in something–your gut, destiny, life, karma, whatever. This approach has never let me down, and it has made all the difference in my life. — Steve Jobs

Você não pode ligar os pontos olhando para frente; você só pode conectá-los olhando para trás. Então você tem que confiar que os pontos se conectarão de alguma forma no seu futuro. Você tem que confiar em algo — seu instinto, destino, vida, carma, seja o que for. Essa abordagem nunca me decepcionou e fez toda a diferença na minha vida. -Steve Jobs

E, se gostou do conteúdo, me siga para mais: